quinta-feira, 8 de julho de 2010

Porque fazer análise??

Mas, e quanto ás mazelas e sintomas que cada um faz para suportar a dor de existir? O que se tem feito? Que discurso existe para as doenças da “alma”, essas que não saram com medicamentos?

Para estes sujeitos que não se reduzem á serem corpos biológicos e a serem estudados e cortados, nem a se drogarem com medicamentos, que no final das contas são prescritos para muitos males, a psicanálise oferece um lugar para que descubram o que fazem e a qual discurso respondem.

O trabalho de análise é mostrar ao paciente sua implicação no sintoma e também o que ele pode fazer para sair desta desordem.

Foi com Freud que descobrimos que um sintoma sempre diz algo, seja ele qual for: depressão, stress, dificuldade para ganhar dinheiro, dificuldade nos relacionamentos amorosos, dependência de drogas, dificuldades escolares, etc, - mesmo que seja em forma de enigma. E a análise possibilita para o sujeito, descobrir o texto enigmático desse discurso que ele repete tantas vezes sem saber exatamente o que diz.

A felicidade ou a infelicidade não está inscrita nos genes nem nos neurônios, cada sujeito tem uma história singular, por isso cada caso é um caso particular, e o trabalho analítico é escutar o discurso do sujeito que está sofrendo para que ele descubra qual a causa, quais implicações inconscientes estão dirigindo sua vida. E esta descoberta o colocará em outra posição.Os pacientes descrevem a experiência de análise como algo que deu sentido à sua vida, aliviando suas dores e significando sua história, onde conseguem desfazer os nós sintomáticos que são resultados de sua historia familiar, herdados até de outra geração através do discurso.

É durante a fala em análise que o paciente descobre o que está recalcando e porque repete experiências em sua vida, que na maioria das vezes lhe causam transtornos e danos, reatualizando para ele experiências vividas anteriormente.

O sujeito descobre o que causa seus sintomas e saberá que o seu destino não está escrito, ele é o responsável e assim poderá escrever sua história. A psicanálise possibilita que o sujeito que está no escuro possa acender uma luz ou abrir uma janela e assim, saberá o que está fazendo e poderá se movimentar melhor no mundo.

Andreneide Dantas
Psicanalista

Nenhum comentário: